quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Efeito e Afeição

A carência afetiva é um grande empecilho no desenvolvimento emocional, impede a maturação, mantendo o indivíduo em dependência da atenção alheia, atenção que nunca é suficiente; o transtorno afetivo causa um vazio emocional que nunca é preenchido e leva a desvios na esfera sexual, a vícios, fanatismo religiosos e políticos, exageros de qualquer ordem, compulsão, depressão.
O ente descentrado de sua afeição torna-se destrutivo. Essa tendência inicia com a negociação pela atenção dos mais próximos. O comportamento involui para chantagem (que pode ser emocional ou de ordem material), no sentido de comprar a atenção ou privar os mais próximos de seus dotes ou mesmo de sua presença. A atenção do carente transforma-se em objeto de negociação e o carente utiliza tudo de que dispõe e a que atribui valor para sentir-se querido e amado.
O carente transforma o outro em objeto de consumo numa aventura desesperada por encontros sexuais, tentativa de preencher o vazio de não amar a si mesmo. Não sente-se amado, mas desejado por alguns momentos. Este comportamento aumenta ainda mais o vazio interno. A busca desesperada pelo outro é a fuga de si mesmo. O ente passa a crer que o outro vai fazê-lo sentir-se bem. Algo que não consegue por si mesmo. Esta crença o leva a tentar agradar a todos a sua volta, fica ainda pior na medida que o ente não vive mais para si, mas para os outros. As conseqüências são desastrosas, uma vez que este ser insatisfeito consigo gera uma teia que enreda destinos alheios atraindo efeitos que desconhece.

(http://novomodevida.zip.net/)

Nenhum comentário: