quarta-feira, 4 de julho de 2007

No mundo das idéias

Conheça Sócrates, Platão e Aristóteles, importantes pensadores gregos

Vamos voltar a aproximadamente 2500 anos no tempo e conhecer os gregos, seus costumes e crenças religiosas. Você acha que o que aprender será suficiente? Se você fosse um filósofo grego, certamente a sua resposta seria não. Os filósofos sempre diziam saber ainda muito pouco sobre o mundo a sua volta. Por isso, eles se dedicavam à análise detalhada da natureza e do ser humano. Quer saber mais sobre esses homens tão interessados pelo estudo e pelo conhecimento? Então, tenha a honra de conhecer Sócrates, Platão e Aristóteles, três filósofos gregos muito importantes.
Pense no seu melhor amigo. Agora, tente descrevê-lo: se ele é alto ou baixo, gordo ou magro, qual a cor dos seus olhos, qual sua brincadeira preferida, se é corajoso, inteligente e engraçado. Parece fácil? Pois saiba que para Sócrates, todo o seu conhecimento sobre seu amigo é imperfeito. Por quê? Porque você usa seus sentidos (visão e audição, por exemplo) para conhecê-lo e, para Sócrates, os sentidos do homem são imperfeitos. Sócrates dizia que só há perfeição quando o homem consegue conhecer a si mesmo. Complicado, né? Você deve estar achando que não sabe de nada. Pois saiba que Sócrates ficaria orgulhoso de você! O filósofo acreditava que só aqueles que admitem não saber nada são capazes de aprender de verdade.

Os filósofos gregos Platão e Aristóteles

Platão foi o aluno mais esperto de Sócrates. Ele acreditava que todo conhecimento morava em um lugar especial, chamado reino das idéias. Acreditava ainda que os seres humanos eram formados por duas partes: o corpo e a alma. Para ele, antes de uma criança nascer, sua alma visitava o reino das idéias e adquiria todo o conhecimento que lá morava. Mas, quando a alma se juntava ao corpo e a criança nascia, todo esse conhecimento era esquecido. Agora, muita atenção! Esquecido não significa perdido para sempre: o conhecimento pode ser recuperado! Segundo Platão, quando você vai à escola, por exemplo, não está aprendendo coisas novas e sim relembrando temas que sua alma já conhecia.

Aristóteles foi aluno de Platão, mas não concordava com várias idéias de seu professor. Não acreditava no reino das idéias e afirmava que corpo e alma não podiam ser separados. Segundo o filósofo, o bebê nasce sem nenhum conhecimento. Com o passar do tempo, a criança vai descobrindo o mundo que a cerca. Assim, tudo o que um adulto sabe depende de suas experiências no mundo.

Além de Sócrates, Platão e Aristóteles, muitos outros filósofos viveram na Grécia. As idéias desses pensadores influenciaram e ainda influenciam muitos povos. Suas obras se espalharam por todo o mundo e até hoje são bastante estudadas.



Nenhum comentário: