terça-feira, 17 de julho de 2007

Diário de Bordo - Situação TERRA

por Antenor Emerich

“O Ser Humano alcança agora a maior de todas as percepções até o presente momento.
A Humanidade está descobrindo que impossível ser feliz sozinho. Ou em dois. Ou em quatro. Ou só com a família, o grupo de amigos. O Ser Humano somente será feliz, quando a humanidade estiver feliz.
Isto é o que todo mundo quer. Mas cada um, ainda com o seu ego inflado, quer fazer valer, impondo, seu modo de ser feliz. Querendo que cada um siga suas determinações. Cria regras e leis, burla outras tantas, acreditando que assim se fará o caminho para a realização da felicidade.
Crê que sabe o que é melhor para os outros e quer ajuda-los de qualquer maneira. Crê que castigar também é necessário, e julga quem deve ser castigado. Ignora completamente que existem leis soberanas, sábias, cósmicas e infalíveis. Leis que não precisam de julgamentos e juízes para entrar em ação, são postas em ação, são automaticamente ativadas. O mecanismo que as ativa são as nossas atitudes e nossos sentimentos. A “Causa e o Efeito”. A “Ação e a Reação”. Estas são palavras de impacto, causam uma pressão no peito de qualquer ser, porque os seres todos entendem seu significado, e sabem, ainda que não queiram pensar nisso, que ignorar tais leis, não impedem sua voga. Isto provoca ansiedade, mas o homem com seu ego articulado, tenta, ainda, arrumar uma maneira de fugir, nem que seja fingindo, da reação de suas ações. Não percebeu, até o presente momento, que na eternidade do infinito, não há tempo para os acontecimentos. Não há qualquer acontecimento oculto. Não querer pensar no assunto já é uma ação. Negar não significa “não agir”, negar já é uma ação, e toda ação provoca uma reação.
Não há como, nem porque tentar, escapar das leis cósmicas. O brilho e o calor do sol são reações, de reações químicas e físicas de um número incríveis de elementos. A luz e o calor solar, de reação, passam a ser ação, e provocam reações no planeta terra, calor, frio, chuva, tempestades, vida e morte. A causa do sol no entanto nos é desconhecida. Assim também não sabemos a causa do sistema solar, da sua reação conhecemos apenas que mantém o sistema solar que nosso “Planeta Azulzinho”. Se um desses planetas alterar, por menos que seja a sua rota, seremos destruídos.
Da mesma forma não conhecemos a causa dos outros, o que motiva, qual a reação, a ação e o efeito. O que origina as pessoas? O que as move? Levar em consideração a vida do outro e não julgar é Educação Cósmica, é ter Visão Cósmica, é ser um Cidadão Cósmico. É perceber o infinito, entender a eternidade. É estar pronto para receber em si o amor.
Isto agora o ser humano está percebendo. Não poderemos ser felizes sozinhos.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

SEXO

por Antenor Emerich

Com certezao sexo virou um comércio, ou sempre foi. A busca do prazer sexual é a primeira busca do ser humano, e uma espécie de estar em contato com os outros e uma maneira de fugir de sí mesmo. Há inclusive uma atmosfera de competição, quem transar mais é o melhor, que ficar sem transar no sábado a noite é mole, e por que ninguém o quis. Homens e mulheres estão vivendo esse jogo, quem transa mais??? Evidente que isto mantem o ser humano em nível de igualdade com os animais irracionais, que fazem sexo por instinto.

O pior de tudo ainda é o julgamento que algumas pessoas são capazes de promulgar sobre os demais, crendo que suas idéias a respeito dos outros são verdadeiras. O que demonstra terrível arrogância, ou seja, aquilo que o o indivíduo pensa que é, É! apenas por que ele pensou tem que ser, por que arrogante que é, acredita que somente pensa certo.

Amar alguém e acorrentar uma alma tem incrível diferença, ainda querer amar para seguir um padrão social estabelecido de que voce tem que casar é pior ainda. O amor é universal, mas a convivência vem da amizade, da empatia, da simpatia, de uma energia que não pode ser inventada e que produz CONFIANÇA. Quando o ser humano está buscando se adequar aos padrões sociais torna-se mesquinho, desconfiado e tirano, um déspota. Quer ditar regras de comportamento e conduta e é capaz de mentir apenas para manter uam aparência que está de acordo com as regras sociais.

Constituir uma família, viver uma vida a dois requer muito sentimento de amizade, de confiança. Requer reflexão e meditação acuradas. Quando uma relação é ativada pelo TESÃO ou pelo desejo de cumprir o padrão social (casar por que tem que casar) está fadada ao fracasso.
Resta então a solidão. O que leva homens e mulheres ao sexo descompromissado. As mulheres acreditando que um relacionamento começa pelo sexo e os homens decepcionados por que as mulheres só querem sexo e dinheiro, a mulher não valoriza mais o homem pela suas qualidades de HOMEM, e o homem não crê mais que a mulher seja um ser terno e confiável.
Triste quadro em que uma amizade não tem mais tempo de florescer.

Eu sei quem eu sou...
Vivi minha vida até aqui com intensidade, ciente de que a principal razão de estar neste planeta é APRENDER. aprender o que eu não sei, evidentemente. Muitos vem tentanto me descrever e desconsiderar. Suas bocas dão testemunho do que está cheios seus corações.
Existe um certo e um errado. Eu sei de que lado estou, e aceito as pessoas como elas são, por que somos todos passíveis de erro, MAS APRENDER... isto parece PRIVILÉGIO de poucos. Infelizmente.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Não há o que perdoar.

Nem precisa perdoar,
Não estou magoado
Nunca fico
Bem fico um pouquinho
Mas passa.
embora as vezes desista de algumas coisas, quero dizer que quando ja sei de antemão o que vai acontecer, o que outras pessoas vão fazer eu não ligo, não apareço, não dou espaço. a vida continua. As vezes pensamos, quando estamos iludidos, que temos apenas um grupinho de pessoas com quem conviver nossas vidas; não é assim, este planeta é só um educandário, imagina só!!! Há um universo inteiro para conhecer

No mundo das idéias

Conheça Sócrates, Platão e Aristóteles, importantes pensadores gregos

Vamos voltar a aproximadamente 2500 anos no tempo e conhecer os gregos, seus costumes e crenças religiosas. Você acha que o que aprender será suficiente? Se você fosse um filósofo grego, certamente a sua resposta seria não. Os filósofos sempre diziam saber ainda muito pouco sobre o mundo a sua volta. Por isso, eles se dedicavam à análise detalhada da natureza e do ser humano. Quer saber mais sobre esses homens tão interessados pelo estudo e pelo conhecimento? Então, tenha a honra de conhecer Sócrates, Platão e Aristóteles, três filósofos gregos muito importantes.
Pense no seu melhor amigo. Agora, tente descrevê-lo: se ele é alto ou baixo, gordo ou magro, qual a cor dos seus olhos, qual sua brincadeira preferida, se é corajoso, inteligente e engraçado. Parece fácil? Pois saiba que para Sócrates, todo o seu conhecimento sobre seu amigo é imperfeito. Por quê? Porque você usa seus sentidos (visão e audição, por exemplo) para conhecê-lo e, para Sócrates, os sentidos do homem são imperfeitos. Sócrates dizia que só há perfeição quando o homem consegue conhecer a si mesmo. Complicado, né? Você deve estar achando que não sabe de nada. Pois saiba que Sócrates ficaria orgulhoso de você! O filósofo acreditava que só aqueles que admitem não saber nada são capazes de aprender de verdade.

Os filósofos gregos Platão e Aristóteles

Platão foi o aluno mais esperto de Sócrates. Ele acreditava que todo conhecimento morava em um lugar especial, chamado reino das idéias. Acreditava ainda que os seres humanos eram formados por duas partes: o corpo e a alma. Para ele, antes de uma criança nascer, sua alma visitava o reino das idéias e adquiria todo o conhecimento que lá morava. Mas, quando a alma se juntava ao corpo e a criança nascia, todo esse conhecimento era esquecido. Agora, muita atenção! Esquecido não significa perdido para sempre: o conhecimento pode ser recuperado! Segundo Platão, quando você vai à escola, por exemplo, não está aprendendo coisas novas e sim relembrando temas que sua alma já conhecia.

Aristóteles foi aluno de Platão, mas não concordava com várias idéias de seu professor. Não acreditava no reino das idéias e afirmava que corpo e alma não podiam ser separados. Segundo o filósofo, o bebê nasce sem nenhum conhecimento. Com o passar do tempo, a criança vai descobrindo o mundo que a cerca. Assim, tudo o que um adulto sabe depende de suas experiências no mundo.

Além de Sócrates, Platão e Aristóteles, muitos outros filósofos viveram na Grécia. As idéias desses pensadores influenciaram e ainda influenciam muitos povos. Suas obras se espalharam por todo o mundo e até hoje são bastante estudadas.



terça-feira, 3 de julho de 2007

Saramago

"Ler sempre foi e sempre será algo para a aminoria.
Não vamos exigir de todo mundo uma paixão pela leitura"

José Saramago, 83 anos, escritor português

segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Brasil e a mania de falar mal

Seleção brasileira, sob o comando de Dunga, jogou e ganhou da seleção do chile de 3 a 0.
Um bom jogo para qualquer país do mundo. Mas não para os brasileiros. Isso, me parece ja é mania, de falar mal. O que não gostaram de ver que estava tão ruim assim?
Não temos ai uma certa mania galvanesca de falar mal de tudo o que não é patrocinador ou patrão?
Será que o brasileiro não pegou a mania de criticar por qualquer coisa?
Criticar apenas para mostrar que sabe mais ou viu o que não quiseram mostrar, o povo anda desconfiado e cre por detras de tudo há uma sujeira, então critica. O Próprio Galvão Bueno, desmoraliza com seus comentários tipo "Ta muito ruim essa zaga", ou "Nunca vi o fulano jogar tão mal", bem, e por ai vai.
Nós não nos apoiamos. e por isso sim o Brasil pode ir mal.
Muda brasileiro, se não o Brasil não muda.